terça-feira, dezembro 16, 2008

textos para o vestibular


Caros estudantes , daqui a alguns dias acontece a prova do PISM. Agora é hora de revisar a matéria com calma, reestudar a parte teórica e fazer mais alguns exercícios sem chegar a exaustão. A festa de sábado e o  futebolzinho de domingo a tarde não podem ser deixados de lado. Consegui aqui um livro inteiro na Internet que é excelente para se ter uma visão mais adequada da Física. Trata-se do livro de Oswald Blackwood. É de 1950, mas como é atual, vocês nem imaginam. 

O livro inteiro tratando da Física de todo o Ensino Médio pode ser encontrado no sítio 

http://www4.prossiga.br/Lopes/prodcien/fisicanaescola/indice.htm

Ele foi traduzido por dois dos maiores físicos brasileiros do século, J. Leite Lopes e Jaime Tiomno. Esses caras não iriam traduzir porcaria. 
Um grande abraço a todos, felizes provas e Boas Festas, necesariamente nesta ordem. 

Segue o exemplo de uma página sobre trabalho mecânico para vocês compararem com as monstruosidades vendidas pelos cursinhos.

 Cálculo da fôrça necessária para pôr em movimento ou parar um corpo. Use a lei de conservação da energia e admita que o trabalho necessário (f x d) é igual a energia cinética do corpo. 
Exemplo: Uma bola tem energia cinética de 5km. Que fôrça deve você exercer sôbre ela para que ela pare deslocando-se de 0,5m? 
5kgm = energia cinética (Ec); 
0,5m = distância (d) após a qual deve parar a bola. 
Achar a fôrça que você deve fazer. 
Trabalho (energia cinética) = fôrça x distância; 5kgm = f x 0,5m; 
f = 10kg* (fôrça necessária para que a bola pare após percorrer 0,5m). 
 
Fig. 12-9 - Energia em muitas formas. A energia é de dois tipos gerais, cinética e potêncial. Porém a energia cinética e a potêncial são encontradas em muitas formas mais especializadas: energia mecânica, química, elétrica, radiante, luminosa e térmica. Quantas formas de energia você pode identificar nesta fotografia de aço derramado em uma usina?

Tente êstes problemas 
1. Um automóvel tem 30.000kgm de energia cinética. Que fôrça de freamento parará o carro em 60m? 
2. Um tijolo de 4kg* tem 24,5kgm de energia cinética. De que altura êle caiu? 
3. No jôgo de 'baseball" uma bola de 150g* é atirada por um dos jogadores com a velocidade de 24m/s. Qual é sua energia cinética? 
4. Que fôrça deve fazer outro jogador (Problema 3) para parar a bola em 20cm?

- O moto perpétuo é impossível. A máquina de moto perpétuo (ou moto contínuo) é um mecanismo que seria capaz de produzir mais trabalho do que êle recebe, em outros têrmos, que criasse energia. Milhares de pessoas incrédulas têm gasto seu tempo e sua fortuna tentando inventar máquinas de moto perpétuo. Essas pessoas dizem que os cientistas já se enganaram muitas vêzes e que podem estar errados novamente. Isso é verdade, mas a convicção que os cientistas têm de que a energia não pode ser criada provém da análise de um grande número de fatos e experiências; essa fé é tão forte que os cientistas pouca atenção dedicam aos engenhos de moto perpétuo. Os Departamentos de Patentes de muitos países se recusam a dar patentes de máquinas de moto perpétuo, a menos que um modêlo em funcionamento(!!!) seja apresentado.

 
Fig. 12-10 - Moto perpétuo? Êste é um "mobile", de Alexander Calder, que se encontra no Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo. Êle é tão delicadamente equilibrado que se move contínuamente à menor corrente de ar e nunca pára. Por que não é uma máquina de moto perpétuo?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

!-- Você é o visitante de número -->